Iniciar sessão de utilizador

Perguntas e respostas sobre a boleia (carpooling) e o Boleia.net

Existem perguntas? Nós temos as respostas!

É possível que haja perguntas sobre os factos de dar / pedir boleia (sobretudo da parte de quem nunca se deslocou dessa maneira) ou sobre o portal...

Abaixo podem encontrar respostas a algumas possíveis dúvidas e, caso for preciso, não se deve hesitar em contactar-nos!

 

A plataforma Boleia.net

O "Guimarães à Boleia" é o portal de partilhas de carro / carpooling criado em parceria com o Município de Guimarães.

Desenvolvido através da plataforma Boleia.net pela start-up Lindoweb, ele permite aos vimaranenses de se deslocar juntos para ir a qualquer lado, seja nas suas deslocações casa-trabalho ou nos seus trajetos mais pontuais. É possível ter mais informações nesta página.

Ainda não tenho conta? O registo é rápido e gratuito!

O Boleia.net é o serviço online português que ajuda as pessoas a partilhar carro no país.

Ele permite a condutores e passageiros de entrar em contato para que eles possam partilhar viagens / deslocações e os custos das mesmas (entre outras vantagens como o facto de conhecer novas pessoas e reduzir as emissões de CO2 / o número de carros nas estradas).

Este serviço é baseado na plataforma do mesmo nome usada para criar uma rede de portais de boleias com parceiros (e também é o nome do portal público www.boleia.net) : o objectivo é de facilitar as partilhas de carro ao aumentar o número de potenciais parceiros de viagem!

Ainda não é membro?? Basta registar-se para começar a poupar nas suas deslocações!

Pedimos aos condutores e passageiros para não indicar os seus dados de contato pessoais (número de telefone ou email por exemplo) por várias razões:

  • a página do seu anúncio pode ser pública: qualquer pessoa podia usar esta informação para lhe enviar spam ou incomodá-lo(a)
  • pedindo as pessoas interessadas de se registar no portal (para permitir que entram em contato consigo):
    • oferecemos também aos outros membros uma oportunidade de viajar com essas pessoas num futuro próximo
    • oferecemos-lhe a possibilidade de deixar uma avaliação sobre as pessoas com quem viajou para poder ajudar os outros membros a decidir com quem devem andar à boleia
  • uma vez que começa a trocar mensagens privadas com outro membro, tem toda a liberdade (e responsabilidade) de dar os seus dados de contato a esse membro
  • o sistema de mensagens interno do portal envia notificações por email cada vez que receber uma mensagem de outro membro

Esta é uma das regras de comunicação da plataforma Boleia.net cujo objectivo é de fornecer segurança e eficácia na organização de boleias entre os seus membros: respeite-as por favor.

Para aumentar as hipóteses de conseguir boas experiências nas deslocações à boleia e na utilização do plataforma, é pedido aos nossos membros que sejam seguidas as regras básicas:

Um membro que não respeita estas simples regras poderá ser imediatamente banido da plataforma pela equipa do Boleia.net.

Na plataforma Boleia.net, o pagamento da boleia (*se for pedido um!) é feito diretamente no carro, entre o passageiro e o condutor.

Ou seja, contrariamente a outras plataformas que obrigam os passageiros a efectuar um pagamento online (que geralmente incluí uma uma comissão extra para a plataforma), reservar um lugar no carro e obter os dados de contacto de condutores / passageiros faz-se simplesmente no nosso portal ao contactar directamente o membro: lembramos que a plataforma Boleia.net é completamente gratuita!

* nem sempre há um pagamento em dinheiro que é pedido: passageiros e condutores podem entrar em contato e decidirem por exemplo alternar quem leva o seu carro a cada semana, prática bastante comum por quem partilha carro nas suas deslocações diárias "casa - trabalho" através do serviço Empresas à Boleia ;-)

Sim! Não obrigamos que os pagamentos das boleias sejam feitos online (a partilha de custos é feita de "mão a mão" durante a viagem entre os passageiros e os condutores), não cobramos nenhuma comissão sobre os valores de participação dados aos condutores (e são eles que decidem o valor pedido para a partilha de custos do trajeto).

Conta

Existem 2 maneiras fáceis de criar um perfil:

  • pode usar uma conta Facebook que usa regularmente (recomendado)
  • pode preencher o formulário de registo com as suas informações (nome, email, data de nascimento, etc.)

Depois de ter criado a sua conta, poderá anunciar as suas viagens, contactar outros membros para viajar com eles... e fazer parte da comunidade Boleia.net! 

É muito importante porque é para este email que a plataforma lhe envia notificações para a sua conta e, em particular, cada vez que receber uma mensagem de outro membro aqui no portal.

Se não for notificado, acabará por não ver que foi contactado e assim perder oportunidades de dar / aceitar boleia de alguém...

Por isso verifique já qual é o endereço email indicado no seu perfil e atualiza-o se for preciso (por exemplo se registou-se com a sua conta Facebook e que usa um email diferente para receber as notificações da rede social) !

Deslocações / Anúncios

A partilha de carro é considerada mais segura que os transportes públicos mas, tal como é obrigatório num autocarro ou metro, tanto os condutores como os passageiros devem:

  • usar máscara 
  • lavar as mãos frequentemente (com sabão ou gel desinfetante à base de alcóol a 70%) 
  • evitar o máximo possível de tocar a cara 

Mas também:

  • obviamente, reduzir o número de passageiros no carro 
  • se houver só um passageiro(a), o ideal é ele(a) ficar no banco de trás

Vale a pena insistir também no facto que qualquer pessoa que tenha sintomas não deve viajar e que tanto condutores ou passageiros podem recusar viajar com pessoas que os apresentam.

Para ver outras sugestões que podem tornar os seus trajetos mais seguros, veja o nosso artigo de blog sobre o assunto.

Vai deslocar-se e gostaria de partilhar o seu trajeto com outras pessoas para poupar dinheiro e ter uma deslocação mais agradável?

Anunciar o seu trajeto é fácil e leva aproximadamente 20 segundos: basta seguir os passos de criação de anúncio!

O que chamamos uma "deslocação regular" é simplesmente um trajeto que é feito frequentemente e com regularidade: por exemplo "ir visitar a família noutra cidade a cada fim de semana", "ir todos os dias da semana ao local de trabalho", "ir para as aulas as terças, quartas e quintas-feiras", etc.

Pode facilmente anunciar a sua deslocação regular ao criar um só anúncio, seleccionando as opções certas apresentadas: o seu anúncio irá automaticamente aparecer em todas as datas em que se deslocar de modo a aumentar as probabilidades de encontrar parceiros de deslocação... criando um só anúncio!

Sim, é aconselhado. Sejam deslocações do tipo "casa - trabalho" ou "Lisboa -> Coimbra" e de "Coimbra -> Lisboa" (por exemplo), então aconselhamos que crie um anúncio para cada trajeto para que cada um deles possa ser encontrado através do motor de pesquisa do nosso site.

É útil indicar nos comentários (de cada um dos anúncios) que faz a deslocação de ida e volta mas se criar só um anúncio de ida "Lisboa -> Coimbra" (mesmo com esta informação nos comentários), um possível parceiro de deslocação que pesquisar por pessoas que fazem o trajeto "Coimbra -> Lisboa" não vai encontrar o seu anúncio de volta...

Aproveite o facto de poder criar um anúncio em apenas alguns segundos para aumentar as probabilidades de encontrar pessoas com quem poderá partilhar as suas deslocações e custos!

Criou um anúncio para uma deslocação regular e já não a efetua?

Ou simplesmente enganou-se ao criar um anúncio que não pode ser corrigido ao editá-lo?

Estes são exemplos que podem acontecer: por favor, neste caso não hesite em despublicar o seu anúncio para evitar receber mensagens de utilizadores interessados numa deslocação que não vai efetuar...

Para retirar o seu anúncio, basta clicar na aba "Editar" na página do seu anúncio (ou clicar no botão "Editar" da deslocação em questão na página "Atualizar ou despublicar algumas das minhas deslocações") e ir no final do anúncio para clicar no link "Despublicar" que está ao lado do botão "Atualizar o meu anúncio" !

TOME NOTA: se pretender só despublicar uma (ou algumas) data(s) do seu anúncio regular, saiba que vão ser todos os seus trajetos ligados a este anúncio que vão ser despublicados visto que a funcionalidade "Despublicar" está ligada aos trajetos e não as datas dos trajetos!

Para mais informações, veja como aconselhamos proceder neste caso.

(Obviamente, caso tenha qualquer dúvida, estamos cá para ajudar !)

 

Não aconselhamos fazê-lo... porque despublicar um anúncio regular significa despublicar também TODAS as futuras datas de deslocação e o seu anúncio irá assim deixar de ser apresentado nos resultados de pesquisa (= não poderá ser encontrado / contactado por outros membros interessados em deslocar-se consigo no futuro) !

(Neste momento, não é possível despublicar o anúncio de uma só data quando esta faz parte de um anúncio regular.)

Por isso, se acontecer raramente que a deslocação anunciada como regular não se irá efectuar num certo dia ou numa certa hora, aconselhamos que edite o anúncio em questão e adicione nos comentários do mesmo a indicação que "não irá efectuar a referida deslocação nos dias X e Y" (por exemplo).

Existem raros casos em que uma funcionalidade muito importante dos navegadores internet não está ativada: é o javascript.

Para a plataforma Boleia.net poder funcionar corretamente (tal como a maior parte dos portais online hoje em dia), é fundamental que o seu navegador não tenha bloqueado o javascript. Caso contrário, o motor de pesquisa não dará resultados corretos e, ao tentar anunciar o seu trajeto, poderá não ver apresentado na página do anúncio os nomes dos locais de partida / chegada e possíveis paragens que indicou!

Uma forma muito rápida e simples de ver se o javascript está ativado no seu navegador é de começar a entrar o nome de um local no motor de pesquisa por exemplo: se logo após ter inserido as primeiras letras não aparece uma lista de sugestões (fornecida pela Google), é muito provável que o javascript não esteja ativado no seu navegador.

Neste caso, vá as opções de configuração do seu navegador e ative lá o javascript!

Se precisar de ajuda, não hesite como sempre em entrar em contato connosco!

Condutores

Aconselhamos antes de tudo que crie um anúncio para as suas deslocações (de curta ou longa distância): os passageiros poderão então encontrá-lo e contatá-lo caso queiram viajar consigo.

Depois, use a secção de pesquisa do site indicando o nome das cidades de partida e de destino para ver quem mais procura por parceiros de deslocação: se encontrar alguns cuja as preferências são compatíveis com as suas, poderá contactá-los para propôr partilhar o carro consigo, combinar o local e hora de encontro, pedir-lhes mais detalhes sobre eles ou as suas viagens, etc.

No nosso blogue, publicámos 10 dicas que ajudam os condutores a encontrar passageiros com quem pode partilhar carro.

Primeiro, é preciso indicar os locais de partida e chegada.

Oferecemos a possibiidade de indicar se a sua deslocação é ocasional (o que significa que não planeia fazê-la novamente ou que é feita raramente: por exemplo para ir ver um jogo de futebol) ou regular (desloca-se todos os dias para o trabalho ou todas as sextas-feiras para ir ver a família por exemplo).

Depois deve mencionar o dia e a hora em que pretende sair do ponto de partida e chegar ao destino. Aconselhamos que indique lugares onde pode fazer uma possível paragem para deixar / levar um(a) passageiro(a) (habitualmente, as possíveis paragens são lugares que estão no caminho entre a sua partida e o seu destino).

(Mencionar as possíveis paragens na secção dedicada aumenta as hipóteses do seu anúncio ser encontrado por pessoas que estariam interessadas em fazer parte do trajeto... e partilhar os custos consigo.) 

Por fim, indique quantos passageiros pode levar consigo no seu carro (o que quer dizer quantos lugares livres é que tem a propôr) e qual é o valor de contribuição que está a pedir por passageiro: veja como calcular o valor certo a pedir por pessoa e lembre-se que é proíbido de lucrar ao partilhar um carro.

É importante saber que é proíbido ganhar dinheiro com as boleias oferecidas (ver mais informações sobre este assunto) : um dos objectivos deste modo de transporte é de poupar dinheiro.

Como calcular um valor de contribuição aos custos da deslocação, aceitável a pedir aos seus passageiros?

É simples, basta saber aproximadamente quanto lhe custa fazer a deslocação sozinho no carro (combustível + eventuais portagens) e dividir pelo número de pessoas no carro:

  1. calcule quanto lhe irá custar o combustível da viagem: multiplique o consumo de combustível do seu carro (consoante o número de kilómetros da viagem) pelo preço do litro de combústivel do seu carro
  2. calcule os custos de auto-estrada (caso pense usar a auto-estrada)
  3. some os custos de combustível + auto-estrada e divide o resultado pelo número de lugares disponíveis que oferece: fique assim a saber qual é o valor justo a pedir a cada passageiro!

Por favor indique no seu anúncio o valor real que vai pedir aos seus passageiros para eles saberem com antecedência: todos os anúncios com valores "irrealistas" poderão ser apagados.

Os condutores, ao criarem um anúncio, podem indicar certos lugares como sendo possíveis paragens que podem fazer ao longo das suas deslocações: o objectivo é que os condutores possam deixar ou "apanhar" alguém nestas possíveis paragens e, embora não seja para todo o trajeto todo, partilhar parte da viagem e os custos com mais pessoas.

Durante a criação do anúncio, uma secção especial permite aos condutores indicarem os locais onde podem parar (= que ficam no caminho deles) e a hora da paragem: graças a estas informações, o sistema irá poder apresentar o tal anúncio aos passageiros que pesquisam por estes lugares / possíveis paragens!

As possíveis paragens são uma forma para os condutores de darem mais visibilidade aos seus anuncios e de aumentar assim a probabilidade de serem encontrados por alguém que possa partilhar uma parte da deslocação com eles: obviamente, o valor de contribuição pedido ao passageiro que irá efetuar só uma parte do trajeto deverá logicamente ser mais baixo que o valor pedido para efetuar a viagem inteira.

Não é equivalente: num anúncio, os comentários são detalhes que podem dar informações sobre a sua deslocação a quem possa estar interessado em ir consigo mas eles não ajudam o seu anúncio a ser apresentado a um maior número de possíveis passageiros.

Para que o seu anúncio tenha mais visibilidade e possa ser encontrado por quem pesquisar por deslocações relacionadas com essas possíveis paragens, é necessário indicá-las na secção que lhes é dedicada quando crie o seu anúncio.

Obviamente que não. Cada pessoa pode decidir com quem quer partilhar carro e é por esta razão que cada membro tem que ter um perfil no qual pode dar mais informações sobre si próprio e receber avaliações. É também possível que acabe por ter o carro cheio de passageiros e assim não lhe ser possivel dar boleia a outros...

Pedimos contudo que responde a qualquer mensagem / pedido que receber para não deixar outros membros a contar com uma possível deslocação consigo.

Passageiros

Aconselhamos que crie primeiro o seu anúncio com as informações do seu trajeto: desta maneira, diferentes condutores também poderão encontrá-lo(a) e contatá-lo(a) se eles irão fazer a mesma deslocação que si, dando-lhe assim mais possibilidades para escolher o parceiro certo.

Depois, use a secção de pesquisa do site para ver se já existem anúncios de condutores que correspondem as suas necessidades: pode enviar-lhes uma mensagem para saber se eles ainda têm um lugar disponível para si, combinar a hora e lugar de encontro no dia da deslocação, fazer perguntas caso precise de mais informações, etc.

No nosso blogue, publicámos 9 dicas que ajudam os passageiros a encontrar condutores com quem pode partilhar carro.

Primeiro, é preciso indicar os locais de partida e chegada.

Oferecemos a possibiidade de indicar se a sua deslocação é ocasional (o que significa que não planeia fazê-la novamente ou que é feita raramente) ou regular (desloca-se todos os dias para o trabalho ou todas as sextas-feiras para ir ver a família por exemplo).

Depois deve mencionar qual dia e hora pretende sair do lugar de partida.

Por fim, indique quantos lugares livres é que precisa (pode ser por exemplo "2" caso viaja com uma amiga) e também pode adicionar mais detalhes sobre o trajeto que pretende fazer, o número de bagagens que leva, etc.
 

Os condutores podem indicar nos seus anúncios onde estão dispostos a parar no trajeto deles para deixar ou "apanhar" algum passageiro através das indicadas "possíveis paragens": o objectivo de todos é de poder partilhar os custos da deslocação, nem que seja só durante uma parte do trajeto!

Por isso, é possível que encontre na sua pesquisa anúncios que incluem locais de partida e / ou chegada como sendo uma possível paragem de um condutor (eles estão geralmente sinalizados com uma estrelinha ao lado do preço): nestes casos, o valor indicado no anúncio é o valor pedido por pessoa para quem faz a deslocação inteira com o condutor, por isso deve contatá-lo para informá-lo a partir de / até qual possível paragem estaria interessado na boleia... para ele assim poder dizer-lhe o "preço" da boleia que pretende (que deverá ser logicamente mais baixo do que o valor apresentado no anúncio) !

NB: apesar de não serem mencionados nos anúncios, pode haver condutores que tenham a flexibilidade de fazer possíveis paragens se for nos seus trajetos... por isso não hesite em contactar um condutor que possa ter um trajeto "compátivel" com o seu para lhe fazer a pergunta, ele provavelmente também estará interessado em partilhar os custos da viagem dele... ;-)

Obviamente que não. Cada pessoa pode decidir com quem quer partilhar carro e é por esta razão que cada membro tem que ter um perfil no qual pode dar mais informações sobre si próprio e receber avaliações. É também possível que acabe por ter aceite outra boleia e assim não precisar de aceitar a boleia de outros...

Pedimos contudo que responde a qualquer mensagem / oferta que receber para não deixar outros membros a contar consigo numa possível deslocação.